Índice
Com a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado em 9 e 16 de novembro, uma das principais dúvidas dos participantes é sobre o cálculo das notas.
Para esclarecer o tema, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou, recentemente, um guia no qual detalha a metodologia de pontuação do exame.
Teoria de Resposta ao Item (TRI): entre palpites e acertos, a matemática por trás da nota
Diferentemente de outros exames que consideram apenas a quantidade de acertos, a nota das 180 questões objetivas do Enem é calculada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). A metodologia considera a coerência das respostas, o que significa que o peso de cada questão não é igual.
A TRI, segundo o MEC, é um conjunto de modelos matemáticos que avalia a probabilidade de um participante acertar uma questão com base em seu conhecimento e na dificuldade do item. Em teoria, espera-se que um estudante que acerta as questões mais difíceis também acerte as mais fáceis.
Portanto, acertar uma questão complexa e errar uma simples pode indicar que o acerto foi um palpite, e a nota será menor do que a de um participante que acertou a mesma quantidade de questões, mas de forma mais consistente.
Para garantir a comparabilidade entre as edições do exame, o Inep utiliza um banco de itens pré-testados, com base em parâmetros como dificuldade, discriminação e possibilidade de acerto ao acaso.
Redação: critérios e material de apoio
A nota da redação, que pode chegar a mil pontos, é calculada com base em cinco competências:
- Competência I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas
de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. - Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões
e argumentos em defesa de um ponto de vista. - Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para
a construção da argumentação. - Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando
os direitos humanos.
Para entender demais critérios de avaliação, o Inep disponibilizou a Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2024. O material detalha os critérios de avaliação e traz exemplos comentados de textos que obtiveram nota máxima (mil pontos) na edição anterior.
Enem como porta de entrada para o ensino superior
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica e se consolidou como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil. Suas notas são utilizadas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no Prouni (Programa Universidade para Todos) e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Além disso, instituições de ensino públicas e privadas do Brasil e de Portugal utilizam o Enem como critério de seleção para o ingresso de novos estudantes.