O deputado federal Dal Barreto (União-BA) foi um dos alvos da operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-Geral da União) nesta terça-feira (14).
Conforme apurou a CNN, Barreto foi abordado no aeroporto de Salvador, onde teve o celular apreendido, e segue em uma sala da PF no local.
Agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão em uma casa do parlamentar, em Amargosa (BA), e em um posto de gasolina que pertence à família.
A ação faz parte da sexta fase da Operação Overclean, que apura fraudes em licitações, desvios de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, uma medida cautelar e o sequestro de valores obtidos de forma criminosa nas cidades de Salvador, Amargosa e Brasília.
A operação foi autorizada pelo ministro Kássio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Segundo a PF, os alvos podem responder por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
As investigações apontam que o grupo desviou cerca de R$ 1,4 bilhão por meio de desvio de emendas parlamentares e convênios para empresas e pessoas ligadas a administrações municipais, com o uso de superfaturamento de obras e outras fraudes financeiras.
A CNN tentou contato com o gabinete do Senador, mas ainda não recebeu retorno.