Casa Região Além das infecções: como vacinas podem ajudar a proteger o coração? | CNN Brasil

Além das infecções: como vacinas podem ajudar a proteger o coração? | CNN Brasil

por gabrielamaraccini
0 comentários
alem-das-infeccoes:-como-vacinas-podem-ajudar-a-proteger-o-coracao?-|-cnn-brasil

As vacinas são as principais ferramentas usadas para prevenir doenças infecciosas e preservar a saúde da população. Porém, muitas vezes, elas podem desenvolver uma função secundária, protegendo também contra outras condições, como as doenças cardiovasculares.

“A relação entre vacinas e saúde cardiovascular é um tema cada vez mais estudado e valorizado na medicina preventiva”, afirma Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) à CNN. “Algumas infecções aumentam o risco de eventos cardíacos, como, por exemplo, infarto e derrame, e a vacina, ao proteger contra essas infecções, está indiretamente protegendo o coração também.”

A prevenção secundária fornecida por vacinas é relevante, principalmente, em pessoas com cardiopatias, ou seja, doenças cardíacas pré-existentes. “Várias vacinas são indicadas aos adultos e idosos, com prioridade aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como os cardiopatas”, afirma Fábio Argenta, cardiologista, diretor médico e sócio-fundador da Saúde Livre Vacinas à CNN.

Segundo o especialista, ensaios clínicos observacionais, registros, estudos populacionais e meta-análises comprovaram os benefícios da vacinação contra as infecções respiratórias em idosos e nos portadores de doenças crônicas, com redução nas taxas mortalidade geral, internações hospitalares, taxas de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral (AVC).

Isso acontece porque as infecções virais e bacterianas podem causar alterações nos fatores de coagulação e nas proteínas produzidas por células do sistema imunológico para controlar a inflamação.

“As infecções podem desencadear diversas complicações e alterações que prejudicam a cardiopatia, por exemplo, a inflamação sistêmica. Essas inflamações desestabilizam placas de gordura nas artérias, o que pode levar a um infarto e ao AVC”, explica Levi. As infecções também levam ao estresse do sistema cardiovascular, de acordo com a especialista.

Quais vacinas podem proteger a saúde do coração?

De acordo com Argenta, as vacinas contra covid-19, influenza, herpes zoster, pneumococo e vírus sincicial respiratório (VSR) podem reduzir o risco de infarto e AVC.

“Isto ocorre porque infecções respiratórias desencadeiam inflamações que aumentam o consumo de oxigênio do miocárdio, estimulam a ruptura de placas ateroscleróticas, agravam a insuficiência cardíaca ou arritmias, conforme mostra estudo recente da Sociedade Europeia de Cardiologia. Além disso, a influenza e o Covid-19 têm forte correlação com infarto e AVC”, afirma o especialista.

Entre as pessoas que mais se beneficiam da proteção cardiovascular oferecida pelas vacinas, além dos pacientes com cardiopatia, são os idosos, segundo Levi.

“Se uma pessoa tiver mais de 60 anos, ela já tem a indicação para essas vacinas pela própria faixa etária. E, tendo cardiopatia, a imunização é indicada independentemente da idade”, afirma.

Porém, é importante ressaltar que a vacinação com outros imunizantes além dos citados acima são importantes para a população de risco e população geral. “A vacinação contra outras infecções, que estão na rotina de acordo com a faixa etária, são igualmente importantes, como a vacina contra dengue, HPV, tríplice viral, febre amarela, hepatite e hepatite B, entre outras”, completa.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados