Casa Região Análise: Apoio de Lula ao petróleo pode afetar negociações na COP30 | CNN Brasil

Análise: Apoio de Lula ao petróleo pode afetar negociações na COP30 | CNN Brasil

por afonsobenites
0 comentários
analise:-apoio-de-lula-ao-petroleo-pode-afetar-negociacoes-na-cop30-|-cnn-brasil

O posicionamento favorável do presidente Lula (PT) à exploração de petróleo na Margem Equatorial, especialmente na região da foz do Rio Amazonas, pode comprometer os avanços nas negociações durante a COP30, que será realizada em Belém. A situação ganhou novos contornos em outubro, quando o Ibama autorizou a Petrobras a perfurar um poço em águas profundas para estudos na região. A análise é de Tainá Falcão no Bastidores CNN.

O cenário gera preocupação entre especialistas, principalmente após declarações reiteradas, inclusive do presidente da República, em favor da exploração petrolífera na área. Segundo Tainá, o argumento apresentado pelo governo é que o Brasil, assim como outros países, ainda não está preparado para abandonar completamente o uso de combustíveis fósseis.

Além da questão da Margem Equatorial, outros pontos sensíveis da política ambiental brasileira podem gerar questionamentos durante o encontro climático. “Entre eles, está a aprovação pelo Senado Federal de um projeto de lei que, embora trate de energia eólica, inclui a contratação de usinas a carvão e gás natural até 2050”, explica Tainá.

O Brasil também registrou, em novembro de 2024, uma importação recorde de carvão térmico devido à queda na geração hidrelétrica, evidenciando a dependência dos combustíveis fósseis. “Soma-se a isso o chamado ‘PL da devastação’, que flexibiliza as regras para licenciamento ambiental, permitindo o autolicenciamento e dispensando estudos de impacto ambiental em determinados casos”, diz a âncora da CNN.

Esta legislação também reduz o papel dos órgãos ambientais na fiscalização e defesa do meio ambiente, aspectos considerados fundamentais para a preservação dos recursos naturais do país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados