Durante a missão presidencial à Índia, nesta sexta-feira (20), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, da inauguração do novo escritório da ApexBrasil em Nova Délhi.
A unidade é a primeira da Agência na Índia e marca o 11º posto internacional da Apex, reforçando a estratégia brasileira de ampliar sua presença em mercados considerados prioritários.
A iniciativa ganha ainda mais relevância no contexto da expansão da diplomacia comercial brasileira na Ásia. Além da abertura do escritório na Índia, o Brasil também inaugurou recentemente um escritório na China, ampliando sua estrutura institucional em dois dos maiores e mais dinâmicos mercados do mundo.
A movimentação reforça o foco do governo em consolidar parcerias estratégicas e diversificar destinos das exportações brasileiras, especialmente do agronegócio.
Durante a solenidade, Fávaro destacou o momento positivo da economia brasileira, marcado por recordes de investimentos e abertura de mercados. “Nos últimos três anos, apenas os produtos da agropecuária brasileira alcançaram mais de 537 novos mercados. Isso significa mais oportunidades, crescimento, segurança e previsibilidade para os empresários brasileiros. A Apex teve papel fundamental nesse processo”, afirmou.
O ministro ressaltou que a atuação da Agência foi decisiva para reposicionar o Brasil no cenário internacional. “Vocês foram essenciais para que o país voltasse a apresentar suas oportunidades ao mundo. Quem colhe os frutos são os parceiros comerciais e os empresários brasileiros. A instalação de um escritório da Apex aqui, na Índia, é a garantia de que esse fluxo comercial e as oportunidades de negócios crescerão de forma exponencial”, completou.
A inauguração foi conduzida por Jorge Viana, que destacou o potencial da relação bilateral e o ambiente favorável aos negócios no Brasil. Segundo ele, a parceria entre Brasil e Índia reúne condições para se tornar uma das mais dinâmicas da política comercial brasileira. “O potencial do nosso fluxo de comércio com o país, o mais populoso do mundo, pode chegar a US$ 100 bilhões. Há uma sinergia muito grande entre as duas economias”, afirmou.
Novas oportunidades
A abertura do escritório da ApexBrasil em Nova Délhi consolida uma presença permanente do Brasil em um mercado estratégico, ampliando o apoio às empresas nacionais interessadas em exportar, atrair investimentos e acompanhar mais de perto as oportunidades geradas pelo dinamismo da economia indiana.
De acordo com levantamento da ApexBrasil, foram identificadas cerca de 378 oportunidades de exportação para o Brasil em setores como minerais, máquinas, alimentos, tecnologias em saúde e energias renováveis. Em 2025, as exportações brasileiras para a Índia atingiram um recorde histórico de US$ 6,9 bilhões, o maior valor registrado nos últimos vinte anos — resultado que reforça a estratégia de fortalecimento institucional na Ásia, agora com presença estruturada tanto na Índia quanto na China.
