Um dos modelos mais aguardados da CAOA Chery para o próximo ano é o Tiggo 5x 2027. O carro chega no começo de 2026 com visual renovado e outras novidades, conforme exposto no Salão do Automóvel de São Paulo.
Além do Tiggo 5X, que passa a ser fabricado em Anápolis (GO), a marca confirma ainda a nacionalização das versões híbridas plug-in dos Tiggo 7 e Tiggo 8. O carro já está em pré-venda com reservas de R$ 5 mil. O valor final ainda não foi divulgado.
O novo Tiggo 5X 2027 passa por uma reformulação visual completa. Na dianteira, adota conjunto óptico Full LED e nova grade com acabamento cromado tridimensional, incorporando o logotipo atualizado da Chery.
Na lateral, a carroceria ganhou vincos mais suaves e coluna ascendente, enquanto a traseira recebe lanternas interligadas por faixa iluminada em LED, solução que aumenta a percepção de largura. O objetivo é alinhar o carro ao padrão visual global da fabricante e reforçar a evolução do produto para o mercado brasileiro.
No interior, o painel do Tiggo 5X 2027 ganha tela panorâmica de 20,5” em alta resolução, dividida entre painel de instrumentos e sistema multimídia — este último com temas configuráveis e comandos de voz para funções de operação cotidiana.
O volante multifuncional foi redesenhado, os bancos dianteiros agora utilizam espuma de alta resiliência e o novo console central traz carregador por indução de 50W e comandos de condução, incluindo HDC e visão 360°.
A mecânica mantém o motor 1.5 TCI Turbo Flex, que gera 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina, com torque de até 22,75 kgfm.
A transmissão CVT com nove marchas simuladas recebeu nova calibração para entregar respostas mais lineares. A arquitetura inclui suspensão dianteira McPherson e traseira Multilink, direção elétrica e freios a disco nas quatro rodas. Também está previsto o lançamento de uma versão híbrida HEV.
Em segurança, o modelo passa a contar com até 7 airbags e controles eletrônicos que incluem ESC, HAC, EPB com AutoHold e estrutura reforçada.
O pacote de assistência MAXDRIVE System 2.0 traz ACC, AEB, alerta de colisão frontal, manutenção em faixa e monitor de ponto cego, além de câmera 360° em alta definição — conjunto que integra o SUV ao patamar contemporâneo de ADAS no segmento.
Outras novidades da Chery
Além da estreia do novo Tiggo 5X 2027, a CAOA Chery confirmou a nacionalização dos Tiggo 7 e Tiggo 8 PHEV a partir de 2026.
Os modelos híbridos deixam de ser importados e passam a ser montados em Goiás. Esses modelos utilizam motor 1.5 turbo a gasolina associado a dois motores elétricos, com potência total combinada de 317 cv e torque de 56,6 kgfm, câmbio DHT de 11 marchas simuladas e possibilidade de operação eletrificada em uso urbano.
A estratégia da CAOA Chery mira ampliar a competitividade no segmento de SUVs compactos e médios no Brasil, principalmente com a chegada cada vez maior de compatriotas chinesas. Inclusive com concorrência dentro de casa: além dos modelos feitos em parceria com o grupo brasileiro CAOA, a empresa chinesa já atua no Brasil com a Omoda & Jaecoo e também vai vender carros da Jetour.
