Casa Região China anuncia exercícios militares nos arredores de Taiwan | CNN Brasil

China anuncia exercícios militares nos arredores de Taiwan | CNN Brasil

por lucasoliveira
0 comentários
china-anuncia-exercicios-militares-nos-arredores-de-taiwan-|-cnn-brasil

O exército chinês anunciou a mobilização de unidades do exército da marinha, da força aérea e de mísseis ao redor de Taiwan em grandes exercícios militares para testar o que classificou como prontidão para o combate e enviar um “aviso sério” contra qualquer tentativa de independência nesta segunda-feira (29).

O governo de Taiwan condenou os exercícios, acusando a China de “intimidação militar”.

A China intensificou significativamente os exercícios de cerco a Taiwan desde 2022, após a visita da então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taipei, que representou uma demonstração significativa de apoio a Taiwan e enfureceu a liderança de Pequim.

O Comando do Teatro Oriental da China está conduzindo os exercícios mais recentes, denominados “Missão Justa 2025”, em cinco blocos oceânicos ao redor da ilha, incluindo o Estreito de Taiwan, ao norte, sudoeste, sudeste e leste de Taiwan.

As áreas estarão sob restrições de espaço marítimo e aéreo por 10 horas a partir das 8h30, horário local.

Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro Oriental, afirmou que os exercícios se concentrarão em “treinamento de patrulhas de prontidão para combate marítimo e aéreo, tomada de controle abrangente” e “bloqueio e controle de portos-chave e áreas críticas”.

O exercício mais recente ocorre após um acordo histórico de US$ 11,1 bilhões em armas entre os EUA e Taiwan, que incluiu sistemas de foguetes HIMARS, mísseis antitanque e antitanque, drones de patrulha, obuses e software militar.

Ele também ocorre depois que Pequim expressou irritação com as declarações da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, que disse que seu país poderia responder militarmente se a China tentasse tomar o controle de Taiwan pela força.

“Este exercício serve como um sério aviso às forças separatistas da ‘independência de Taiwan’ e às forças externas que interferem, e é uma ação legítima e necessária para salvaguardar a soberania nacional e manter a unidade nacional”, disse Shi.

O Partido Comunista Chinês reivindica Taiwan, uma ilha autônoma e democrática, como parte de seu território soberano, apesar de nunca ter controlado.

Em comunicado, a porta-voz da presidência de Taiwan, Karen Kuo, afirmou que os exercícios militares “minam flagrantemente a segurança e a estabilidade do Estreito de Taiwan e da região do Indo-Pacífico” e “desafiam abertamente as leis e a ordem internacionais”.

“Condenamos veementemente o desrespeito das autoridades chinesas às normas internacionais e o uso da intimidação militar para ameaçar os países vizinhos”, declarou Kuo.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados