Casa Região Clubes criticam Flamengo por bloquear direitos de TV da Libra | CNN Brasil

Clubes criticam Flamengo por bloquear direitos de TV da Libra | CNN Brasil

por raulmoura
0 comentários
clubes-criticam-flamengo-por-bloquear-direitos-de-tv-da-libra-|-cnn-brasil

O conflito entre Flamengo e clubes da Libra ganhou mais um capítulo neste sábado (27). Palmeiras e São Paulo, através de suas redes sociais, se posicionaram contra a ação do clube carioca de travar o repasse de R$ 77 milhões referente a uma das parcelas do contrato com a Liga do Futebol Brasileiro e a TV Globo.

Além dos rivais paulistas, Atlético-MG, Grêmio, Vitória e a própria Libra já se posicionaram contra a atitude do Flamengo, que argumenta que o contrato entre o bloco e a Globo não especifica o valor correspondente a cada plataforma de transmissão (TV aberta, fechada e pay-per-view), impossibilitando a determinação precisa do pagamento dos 30% relativos à audiência.

Em resposta, a Libra emitiu nota repudiando a ação judicial, afirmando que o Flamengo prioriza interesses particulares de curto prazo em detrimento do coletivo.

O Palmeiras subiu o tom contra o Flamengo, e afirmou que a medida tem caráter “predatório” e busca “asfixiar financeiramente” os demais integrantes da Libra, que reúne times como São Paulo, Santos, Atlético-MG, Bahia, Grêmio e outros.

Já o São Paulo disse que o Flamengo tem como intenção “atrapalhar financeiramente” o futebol brasileiro e que a atitude do clube “não é condizente ao seu passado grandioso”.

O Atlético Mineiro manifestou pesar pela decisão. Para Bruno Muzzi, CEO do Atlético-MG, o time carioca questionou o próprio grupo.

“Eu vejo a ação do Flamengo com uma tristeza para o futebol brasileiro. Por uma questão explicitamente e unicamente política, questiona o seu próprio grupo. Não existe mais conversas com o Flamengo, a não ser que seja nas formas judiciais”, diz Muzzi.

Já o Grêmio avalia que a atitude do clube carioca prejudica as negociações com a LFU para a criação de uma liga nacional.

“O Flamengo está passando a mensagem de que é contra a liga, porque o Bap disse claramente que não aceita receber somente 3,5 vezes a mais do que fulano de tal. Se você pegar LaLiga, Premier League, Bundesliga, todas partem dessa premissa. Então, a gente sabe que isso é mais uma briga interna do Flamengo, de Landim, e que acaba respingando no futebol brasileiro, atrasando ainda mais o que está atrasado”, disse o presidente Alberto Guerra, presidente do clube gaúcho.

Em meio à controvérsia, o Vitória anunciou sua saída da Libra e adesão à LFU a partir de 2030.

Por sua vez, o Flamengo defendeu-se alegando que sempre buscou uma solução amigável, mas que os demais clubes foram intransigentes e impuseram ao rubro-negro um prejuízo superior a 100 milhões de reais anuais.

Entenda situação

O Flamengo entrou em conflito com os demais times da Libra no que se diz respeito aos acordos de repasse de TVs e recorreu à Justiça para garantir o repasse de R$ 77,1 milhões da Globo, referente à segunda parcela dos direitos de transmissão do Brasileirão 2024.

A ação gerou forte reação dos demais clubes da Libra, liga criada em maio de 2022 com a proposta de modernizar o futebol nacional.

A discordância do clube carioca concentra-se na distribuição dos valores segundo a audiência das partidas.

O contrato atual prevê que 40% dos direitos são distribuídos igualmente entre os clubes da Libra, 30% variam conforme a posição final no campeonato, e os 30% restantes são determinados pela audiência.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados