CNN Brasil | Notícias Ao Vivo do Brasil e do Mundo

CNN Brasil | Notícias Ao Vivo do Brasil e do Mundo

Embalada por uma sequência de resultados recordes, a Vulcabras pretende aproveitar o bom momento para ampliar sua presença pelo mundo. A companhia iniciou recentemente uma operação na Espanha, de onde testa a introdução da marca Olympikus no mercado europeu e já avalia até uma eventual fábrica na Ásia, embora a prioridade ainda seja ampliar a produção a partir do Brasil.

Pedro Bartelle, presidente do grupo, diz que é possível competir com concorrentes asiáticos, desde que sejam criadas as condições. Ele afirma ainda ver vantagem quando o foco é o mercado europeu, pelas melhoras práticas adotadas na produção no Brasil. “O Brasil pode voltar a ser um grande exportador”, afirmou em entrevista ao Capital Insights, programa da Broadcast em parceria com o CNN Brasil Money, que vai ao ar hoje, às 19h.

Bartelle vê uma invasão de calçados asiáticos no Brasil e diz que o País precisa fazer mais para criar condições isonômicas de competição. Um dos temas defendidos pela a indústria é a ampliação do processo antindumping hoje aplicado para a China também aos produtos vindos do Vietnã. O tema está em discussão com o governo brasileiro.

Sobre os esforços no exterior, a perspectiva do grupo é se aproximar a patamares registrados no passado, quando cerca de 20% da produção era absorvida fora do País. Hoje, esse nível está em 5%. Enquanto isso não acontece, a empresa aproveita oportunidades para crescer no mercado local: está ampliando investimentos nas fábricas, criou uma estratégia de lojas próprias e olha oportunidades para aquisições, sobretudo que possam compor o portfólio de marcas representadas. Além da fabricação própria com a Olympikus, a empresa representa a japonesa Asics e a americana Under Armour no Brasil.

A busca por um novo parceiro é feita com cautela, de olho em uma relação de ganha-ganha, que possa acrescentar à marca estrangeira oportunidades de criar produtos voltados ao mercado brasileiro. “Nossas licenças são de no mínimo 10 anos”, diz Bartelle. Uma das características locais, diz Bartelle, é que o brasileiro costuma procurar um tênis multifuncional, para várias ocasiões.

A entrevista completa do programa Capital Insights está disponível em seu terminal Broadcast+, na aba Broadcast TV.

Related posts

Apex abre escritório na Índia e reforça estratégia na exportações do agro | CNN Brasil

Unicamp 2027: confira a lista de obras obrigatórias no vestibular deste ano | CNN Brasil

Presidente da Unafisco presta depoimento como investigado, diz sindicato | CNN Brasil