CNN Brasil | Notícias Ao Vivo do Brasil e do Mundo

CNN Brasil | Notícias Ao Vivo do Brasil e do Mundo

Diversos senadores democratas estão sinalizando disposição para votar pela reabertura do governo caso obtenham algumas concessões finais cruciais da Casa Branca, um indício de que um avanço significativo pode estar próximo durante o mais longo shutdown na história dos EUA, segundo uma fonte envolvida nas negociações.

O acordo emergente incluiria uma medida provisória para estender o financiamento do governo até janeiro e estaria vinculado a um pacote mais amplo para financiar integralmente várias agências importantes.

O acordo não incluiria uma extensão dos subsídios ampliados do ACA (Lei de Acesso à Saúde) que estão expirando — uma exigência-chave dos democratas — mas garantiria uma votação futura no Senado sobre a questão.

Não há garantias de que a extensão dos subsídios do ACA se torne lei.

Segundo a fonte, os democratas reconhecem que a nova postura inflexível do presidente Donald Trump contra a extensão dos subsídios do ACA impede uma chance real de alcançar um acordo bipartidário sobre essa questão, então vários deles estão dispostos a aceitar apenas uma votação isolada para encerrar a crescente crise do shutdown.

Ainda existem alguns pontos cruciais que precisam ser resolvidos antes que o governo possa reabrir, de acordo com a fonte. O principal deles é a exigência dos democratas para reintegrar funcionários federais demitidos pela administração Trump.

Não está claro quando as votações podem ocorrer enquanto as negociações finais acontecem nos bastidores. O líder da maioria no Senado, John Thune, sinalizou que a votação inicial poderia acontecer já no domingo (9).

O Senado primeiro votaria para considerar a medida provisória aprovada pela Câmara, o que significa que oito democratas precisariam apoiá-la para que avance. Em seguida, o Senado emendaria esse projeto com o pacote de financiamento mais amplo negociado entre os dois partidos.

Se o projeto for aprovado no Senado, terá que voltar à Câmara para aprovação final antes de ser enviado à mesa de Trump para reabrir o governo. O processo pode levar ainda vários dias para se concretizar.

Tradução revisada por André Vasconcelos*

Related posts

Tornado no PR: “Expectativa é de cidade limpa em três dias”, diz coronel | CNN Brasil

Aos 61 anos, ex-“Pantanal” presta Enem: “Minha versão aluna merece” | CNN Brasil

Enem 2025: você sabe quem corrige a redação e como a nota é formada? | CNN Brasil