Casa Região Como diretor da CVM, Otto Lobo tomou decisões favoráveis ao Banco Master | CNN Brasil

Como diretor da CVM, Otto Lobo tomou decisões favoráveis ao Banco Master | CNN Brasil

por douglasporto
0 comentários
como-diretor-da-cvm,-otto-lobo-tomou-decisoes-favoraveis-ao-banco-master-|-cnn-brasil

Em ao menos duas ocasiões a atuação de Otto Lobo na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) beneficiou o Banco Master, de Daniel Vorcaro.

O advogado foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na quinta-feira (8), para presidir o órgão que fiscaliza o mercado de capitais.

Uma delas se deu na análise sobre se a Ambipar deveria realizar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) por aumento relevante de participação acionária. A área técnica da CVM já havia considerado que sim. No plenário, o ex-presidente da CVM João Pedro Nascimento se alinhou ao entendimento.

Em julho do ano passado, porém, Otto Lobo — então diretor da CVM — pediu vista do processo. Quando o caso voltou à pauta, o jurista sustentou que não havia obrigação de OPA e sua posição prevaleceu no colegiado.

Havia temores de que a OPA levasse a um desembolso bilionário, o que poderia pressionar o caixa e o endividamento da Ambipar. Assim, estariam em risco os financiadores da empresa, que estariam sujetos à inadimplência, sendo um dos principais deles o Banco Master.

O segundo caso diz respeito à apuração de supostas irregularidades em fundos de investimento, envolvendo o Banco Master e Daniel Vorcaro. Para encerrar os processos sem julgamento de mérito, os investigados apresentaram à CVM uma proposta de termo de compromisso.

Na tramitação Otto Lobo pediu vista do processo, e o caso acabou não sendo pautado por meses. O então diretor só levou o tema ao plenário no dia 2 de dezembro, quando o Banco Master já tinha a sua liquidação extrajudicial determinada.

A CNN Brasil procurou Otto Lobo para que se posicionasse. Não houve resposta até a publicação da reportagem.

Quem é Otto Lobo

Otto Lobo está na CVM desde 2022, quando foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ocupar a diretoria. Quando João Pedro Nascimento renunciou ao cargo, Lobo assumiu a presidência do órgão interinamente por ser o diretor mais antigo da autarquia.

O indicado de Lula é advogado, com doutorado em direito pela USP (Universidade de São Paulo). Lobo também atuou como conselheiro titular do CRSFN (Conselho de Recursos do Sistema Financeira Nacional) entre 2015 e 2018.

O nome foi encaminhado ao Senado Federal para apreciação. Caso os senadores aprovem a indicação, Otto Lobo substituirá João Pedro Barroso do Nascimento, que renunciou à presidência da CVM em julho de 2025.

A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda. Atualmente, há dois diretores em exercício na autarquia: João Accioly e Marina Paula Copola.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados