Falta de tempo e dinheiro impede brasileiros de estudar inglês, diz estudo | CNN Brasil

Falta de tempo e dinheiro impede brasileiros de estudar inglês, diz estudo | CNN Brasil

Seis em cada dez brasileiros apontam falta de tempo (33%) e dinheiro (33%) como principais dificuldades para aprender inglês, revela a pesquisa “Idiomas e Habilidades”, realizada pela Pearson em parceria com a Opinion Box.

O levantamento ouviu mais de 7 mil pessoas entre fevereiro e abril de 2025 e mostra ainda que metade dos entrevistados tem renda familiar de até dois salários mínimos (50%).

Quem são os brasileiros que enfrentam dificuldades para aprender inglês?

A maior parte dos respondentes está localizada nas capitais (44%), seguida por interior (31%) e regiões metropolitanas (25%). Eles trabalham em empresas privadas (33%); 21% são autônomos (21%) e 20% estão no setor público.

Outros, em menor porcentagem, são donos dos próprios negócios, estudantes, desempregados, do lar e aposentados. 

Além disso, as barreiras de tempo e recursos impactam diretamente no futuro profissional: um em cada quatro entrevistados já perdeu uma oportunidade por não dominar o inglês. 

“Os resultados da pesquisa revelam como o acesso ao aprendizado de idiomas, essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, ainda não é democrático no nosso país. Nosso desafio é criar caminhos para que mais pessoas tenham a oportunidade de aprender inglês, reduzindo essas barreiras e ampliando a inclusão”, afirma Cinthia Nespoli, CEO da Pearson no Brasil.   

Desafios além da sala de aula 

Oito em cada dez pessoas declaram que já tiveram dificuldades para entender um contexto ou uma conversa por causa do uso de palavras estrangeiras. A questão de acesso cultural também aparece com força entre os obstáculos percebidos. Para 25%, a dificuldade de compreender conteúdos como filmes e séries em inglês é a principal barreira. Já 20% apontam a incapacidade de se comunicar em viagens internacionais como um desafio. 

O domínio do inglês é um facilitador para conquistar espaço no mercado de trabalho. Não por acaso, 47% dos entrevistados que decidiram estudar ou pretendem fazê-lo apontam o desenvolvimento profissional como principal motivação. Pessoas com nível avançado no idioma não apenas desfrutam de salários mais altos, mas também experimentam maior satisfação no trabalho e na vida pessoal. Isso não é mera coincidência – é o resultado tangível de uma habilidade valiosa que abre portas para novas oportunidades”, ressalta a executiva. 

Related posts

Vídeo: homens em moto incendeiam Porsche na Zona Sul de SP | CNN Brasil

Academia de Cinema anuncia finalistas para representar o Brasil no Oscar | CNN Brasil

Saiba quanto Gabi embolsará por desempenho no Mundial Feminino de Vôlei | CNN Brasil