Festival de Berlim: Michelle Yeoh vai às lágrimas ao receber Urso de Ouro | CNN Brasil

Festival de Berlim: Michelle Yeoh vai às lágrimas ao receber Urso de Ouro | CNN Brasil

A atriz Michelle Yeoh, 63, recebeu, na tarde desta quinta-feira (12), o Urso de Ouro Honorário no Festival de Berlim (Berlinale). A homenagem é um dos prêmios de maior prestígio da cerimônia e já foi dado a nomes como a atriz Meryl Streep e o diretor Martin Scorsese.

O evento, que é um dos mais prestigiados do cinema, começou nesta quinta-feira (12) e ocorre até 22 de fevereiro. Michelle Yeoh foi homenageada logo na abertura. Durante o discurso, ela se emocionou e foi às lágrimas.

“Soa como uma conclusão, mas prefiro pensar nela como uma pausa, um momento para respirar, olhar para trás e então continuar caminhando para frente — com cuidado, é claro, para que ninguém tire este Urso de lá”, disse Yeoh.

A artista exaltou a cerimônia ao dizer que, “quando ainda estava procurando o seu lugar no mundo, Berlim me acolheu”. “Isso significou que havia espaço para vozes à margem, para artistas que ainda estavam se descobrindo. Sou grata por dizer que ainda estou me descobrindo, talvez um pouco mais devagar agora, mas ainda tão obstinada quanto antes.”

“Meu caminho cruzou línguas e culturas, continentes e gêneros, às vezes com graça, às vezes com um pouco de dificuldade, mas sempre guiada pela curiosidade e por uma profunda fé no cinema. O cinema se tornou o lugar onde eu podia acolher contradições, força e vulnerabilidade, seriedade, e experimentar o controle e a entrega. Ele me deu não apenas uma carreira, mas uma vida muito maior do que eu jamais ousei imaginar”, seguiu ela.

Por fim, mencionou o pai no momento de maior emoção.

“Eu o levo comigo, sua disciplina, sua firmeza, sua crença de que se algo vale a pena ser feito, vale a pena ser feito. E se pudesse me ver aqui esta noite segurando este Urso Dourado, eu sei que sorriria.”

Michelle Yeoh venceu o Oscar de Melhor Atriz em 2023 pela performance em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022). Nos anos de 2024 e 2025, ela foi destaque nos dois filmes de “Wicked”.

Ao longo da carreira, estrelou filmes de “O Tigre e o Dragão” (2000) até “Podres de Ricos” (2018).

Michelle Yeoh gets emotional as she accepts the Golden Bear at the #BerlinFilmFestival:

“A part of me is still that young girl who simply wanted to make her parents proud. My father is no longer here to see this moment, but I carry him with me — his discipline, his steadiness,… pic.twitter.com/x9j0BXFr7G

— Variety (@Variety) February 12, 2026

Related posts

Pesquisas preocupam Lula, que aposta em escala 6×1 e isenção do IR | CNN Brasil

Petróleo fecha em forte queda com negociações entre EUA e Irã | CNN Brasil

Genial/Quaest: 30% dizem terem sido beneficiados pela isenção do IR | CNN Brasil