Casa Região Festival de Veneza: conheça os filmes vencedores em cada categoria | CNN Brasil

Festival de Veneza: conheça os filmes vencedores em cada categoria | CNN Brasil

por nathalieayres
0 comentários
festival-de-veneza:-conheca-os-filmes-vencedores-em-cada-categoria-|-cnn-brasil

O diretor independente americano Jim Jarmusch inesperadamente conquistou o cobiçado Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza neste sábado (6) com “Father Mother Sister Brother”, uma meditação em três partes sobre os laços complexos entre pais e seus filhos adultos.

Embora sua comédia suave tenha recebido críticas amplamente positivas, não era a favorita para o prêmio principal, com muitos críticos apostando em “The Voice of Hind Rajab”, um comovente relato real do assassinato de uma menina palestina de cinco anos durante a guerra de Gaza. No final, o filme dirigido pela tunisiana Kaouther Ben Hania levou o Leão de Prata, o segundo prêmio mais importante.

A cerimônia de encerramento do 82º Festival Internacional de Cinema de Veneza foi neste sábado (6) e teve a entrega dos prêmios.

Sobre o que fala “Father Mother Sister Brother”?

Dividido em capítulos ambientados em Nova Jersey, Dublin e Paris, “Father Mother Sister Brother” conta com um elenco de peso, incluindo Tom Waits, Adam Driver, Mayim Bialik, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabbat.

Cada parte se desenrola suavemente através de encontros familiares onde pouca coisa acontece, mas pequenos gestos e silêncios traçam a estranheza geracional que pode assolar as famílias.

Em outras categorias, o italiano Toni Servillo foi eleito melhor ator por sua interpretação irônica de um presidente cansado no final de seu mandato em “La Grazia”, dirigido por seu colaborador de longa data Paolo Sorrentino.

A chinesa Xin Zhilei ganhou como melhor atriz por seu papel em “The Sun Rises On Us All”, um drama dirigido por Cai Shangjun que explora questões de sacrifício, culpa e sentimentos não resolvidos entre amantes separados que compartilham um segredo sombrio.

“The Voice of Hind Rajab”, que usa o áudio real de súplicas desesperadas de uma jovem por ajuda enquanto seu carro é alvejado por tiros israelenses, foi o favorito do público, recebendo uma ovação de pé recorde de 24 minutos em sua estreia.

O prêmio de melhor diretor foi para Benny Safdie por “The Smashing Machine”, que estrelou Dwayne “The Rock” Johnson no papel do pioneiro de artes marciais mistas da vida real, Mark Kerr.

O prêmio especial do júri foi para o italiano Gianfranco Rosi por seu documentário em preto e branco “Below the Clouds”, sobre a vida na caótica cidade de Nápoles, marcada por terremotos repetidos e a ameaça de erupções vulcânicas.

Gilles Marchand ganhou o prêmio de melhor roteiro pelo drama francês “At Work”. Luna Wedler também levou o prêmio de melhor jovem ator pela coprodução germano-franco-húngara “Silent Friend”.

O júri principal foi presidido pelo diretor americano Alexander Payne, e contou com os cineastas Stéphane Brizé, Maura Delpero, Cristian Mungiu e Mohammad Rasoulof, além das atrizes Fernanda Torres e Zhao Tao.

Confira a lista completa de vencedores:

  • Leão de Ouro de Melhor Filme: “Father Mother Sister Brother”, de Jim Jarmusch
  • Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri: “The Voice of Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania
  • Leão de Prata – Melhor Diretor: Benny Safdie, por The Smashing Machine
  • Coppa Volpi de Melhor Atriz: Xin Zhilei, por The Sun Rises On Us All
  • Coppa Volpi de Melhor Ator: Toni Servillo, por La Grazia
  • Prêmio de Melhor Roteiro: Valérie Donzelli e Gilles Marchand, por At Work
  • Prêmio Especial do Júri: Below the Clouds, de Gianfranco Rosi
  • Prêmio Marcello Mastroianni para Jovem Ator ou Atriz Emergente: Luna Wedler, por Silent Friend

Importância do Festival de Veneza

O Festival de Veneza marca o início da temporada de premiações e frequentemente lança grandes favoritos para o Oscar, com filmes que estrearam aqui nos últimos quatro anos acumulando mais de 90 indicações e vencendo quase 20 prêmios da Academia.

Veneza tem sido vista muitas vezes como o mais glamoroso e menos político dos grandes festivais de cinema, mas em 2025 os filmes que causaram o maior impacto se concentraram em eventos atuais, com a contínua invasão israelense de Gaza projetando uma longa sombra.

Ao apresentar seu próprio filme no fim de semana passado, Jarmusch reconheceu que estava preocupado com o fato de um de seus principais distribuidores ter aceitado dinheiro de uma empresa com laços com os militares israelenses.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados