O Furacão Melissa provocou inundações no sul do Haiti, deixando 25 pessoas, informou o prefeito nesta quarta-feira (29).
Moradores continuam presos em diversas casas que desabaram no porto de Petit-Goâve, disse o prefeito Jean Bertrand Subrème, segundo a agência de notícias independente Associated Press.
“Estou devastado com a situação”, disse Subrème, acrescentando que solicitou ajuda do governo do Haiti, que enfrenta uma onda de violência entre gangues.
Apenas um funcionário da Agência de Proteção Civil estava na área afetada pela tempestade, informou a Associated Press, enquanto moradores lutavam para esvaziar suas casas devido à cheia das águas nos últimos dias.
A região sofre com as fortes tempestades do Furacão Melissa há mais de uma semana, com um acúmulo estimado de mais de 300 milímetros de chuva.
Até o momento, o Melissa é responsável por pelo menos sete mortes: três na Jamaica durante os preparativos para a tempestade, três no Haiti e uma na República Dominicana.
Os ventos máximos do Melissa atingiram 298 km/h na terça-feira (28), empatando em velocidade do vento com outros quatro furacões como a segunda tempestade mais forte desde 1851.
Apenas o furacão Allen, em 1980, teve ventos mais fortes, com 306 km/h.