O maior festival gratuito de cultura digital do Brasil, o Hacktudo chega à sua 9ª edição em 2025, desta vez no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Nos dias 11 e 12 de outubro, das 14h às 22h, o evento terá uma programação diversa com arte, tecnologia, ciência e entretenimento.
O festival terá foco especial em famílias, crianças e jovens, com experiências imersivas oferecidas ao público. Entre as instalações inéditas, o Batukando, parceria com o coletivo Caramelo Biônico. será instalado em uma escada cenográfica, no qual o público é convidado a tocar um tambor seguindo as orientações de fitas de LED no estilo Guitar Hero.
Cada nota certa ilumina a estrutura da escada, formando imagens interativas e coletivas, em uma experiência única que mistura música, arte digital e interatividade.
O Hacktudo também terá de volta atrações queridas pelo público, como competições de robôs, desafios de drones, oficinas interativas, experiências em realidade virtual e exposições imersivas.
A entrada do evento é gratuita e reforça o objetivo do festival de democratizar o acesso a atrações culturais, artísticas e tecnológicas que ainda não são de amplo acesso à sociedade.
Com direção geral e curadoria de Miguel Colker e direção artística de Paulo Dary, o Hacktudo se tornou um espaço de encontro entre inovação e cultura no cenário nacional.
“Neste ano, é ainda mais especial ocupar o MAM Rio no fim de semana do Dia das Crianças, oferecendo uma programação diversa para famílias inteiras descobrirem e se divertirem juntas.”, diz Miguel Colker. Dentre as principais atrações do evento estão drones, robôs, o “cérebro luz” e uma exposição instantânea.