Casa Região Hugo quer votar Marco Legal do Combate ao Crime Organizado na terça (11) | CNN Brasil

Hugo quer votar Marco Legal do Combate ao Crime Organizado na terça (11) | CNN Brasil

por mateussalomao
0 comentários
hugo-quer-votar-marco-legal-do-combate-ao-crime-organizado-na-terca-(11)-|-cnn-brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu o projeto do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado na pauta do plenário da próxima terça-feira (11). A matéria é alvo de disputa entre governo e oposição.

O PL nº 5.582/2025, enviado ao Congresso Nacional pelo governo Lula (PT), ficou conhecido como “PL Antifacção”. O texto disputava espaço com o “PL Antiterrorismo”, encampado pela oposição como uma resposta ao avanço do crime organizado no país.

Na sexta-feira (7), Hugo Motta decidiu nomear o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), como relator do projeto enviado pelo governo. Governistas criticaram a escolha do nome ligado à gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para relatar a proposta enviada pelo governo Lula (PT).

O presidente da Câmara anunciou que a proposta se converteria em um “Marco Legal do Combate ao Crime Organizado no Brasil”, agregando sugestões do “PL Antifacção” e do “PL Antiterrorismo”. Ele ainda reagiu às críticas pela escolha do relator.

“Segurança pública é uma pauta suprapartidária e uma urgência nacional. Trabalharei para que a Câmara entregue ao país o Marco Legal de Combate ao Crime Organizado”, escreveu Motta nas redes sociais. “Quando o tema é segurança, não há direita nem esquerda, há apenas o dever de proteger”, completou.

Como mostrou a CNN Brasil, Derrite apresentou substitutivo que prevê as mesmas penas para crimes cometidos por terroristas, integrantes de organizações criminosas, grupos paramilitares e milícias privadas.

O texto formulado por Derrite ainda prevê medidas como a obrigatoriedade de cumprimento de pena em presídio de segurança máxima aos líderes das organizações criminosas e aumento da progressão de regime para de 70% até 85%.

A discussão deve ocorrer em semana esvaziada na Câmara. O presidente Hugo Motta adotar regime de sessões semipresenciais a partir da próxima semana, durante a realização da COP30

Hugo Motta atendeu a um requerimento assinado por líderes partidários. No modelo semipresencial, é permitido o registro de votos individuais de forma remota, por meio de aplicativo. O formato garante quórum para a aprovação de propostas mesmo sem a presença física no plenário.

A Cúpula do Clima da ONU ocorre, oficialmente, entre 10 e 21 de novembro.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados