Quando o presidente Donald Trump impôs novas tarifas no ano passado, muitos economistas rapidamente alertaram que os preços e o desemprego disparariam. Com a maioria dos resultados econômicos de 2025 já divulgados, parece que essas previsões estão parcialmente corretas.
Embora os preços de certas importações, como carne bovina, café e tomates, tenham aumentado significativamente no ano passado, os aumentos de preços em geral permaneceram praticamente inalterados. O mesmo não se pode dizer do mercado de trabalho.
O crescimento médio mensal de empregos no ano passado foi o mais baixo em décadas, excluindo períodos de recessão. Além disso, a taxa de desemprego aumentou 0,4 ponto percentual, chegando a 4,4% em 2025, segundo o relatório de empregos de dezembro, divulgado na sexta-feira (9).
Embora o mercado de trabalho já estivesse se tornando mais restrito antes de 2025, as tarifas abrangentes de Trump e seus inúmeros ajustes subsequentes não ajudaram.
Com pouca clareza sobre os próximos passos de Trump, as empresas suspenderam os planos de contratação ou, em alguns casos, demitiram funcionários.
“Não há nenhuma razão convincente para sair contratando em massa”, disse o economista Sean Snaith, da Universidade da Flórida Central. “Essa é uma resposta racional quando se lida com esse tipo de incerteza.”
As tarifas também alteraram os cálculos das empresas sobre o que é ou não lucrativo atualmente.
“As empresas estão vendo preços mais altos, o que reduz a lucratividade; e, em termos de novos investimentos, estão hesitantes porque as tarifas tornam muitos investimentos que eram lucrativos em não lucrativos”, disse Dean Baker, economista sênior do Centro de Pesquisa Econômica e Política.
Os clientes também estão adiando compras devido à instabilidade nos níveis de tarifas.
Por exemplo, o Federal Reserve de Richmond observou, em seu recente Livro Bege, uma compilação de relatos de empresas, que diversos contatos do setor manufatureiro “disseram que seus clientes reduziram novos pedidos devido à incerteza em relação às tarifas”.
E não são apenas os consumidores que estão confusos. A política comercial de Trump também deixou as empresas em estado de paralisia. Em sua maioria, elas têm absorvido tarifas mais altas sem repassar os custos mais elevados aos consumidores. Isso ajudou a manter a inflação sob controle.
Isso pode mudar, no entanto, dependendo de como a Suprema Corte decidir em um caso histórico sobre tarifas que pode invalidar as taxas mais significativas de Trump.
Se isso acontecer, as empresas poderão até receber reembolsos substanciais pelos custos tarifários já pagos, embora esse processo possa levar muito tempo para ser concluído.