Casa Região Israel rejeita decisão da Assembleia da ONU sobre solução de dois Estados | CNN Brasil

Israel rejeita decisão da Assembleia da ONU sobre solução de dois Estados | CNN Brasil

por Luciana Caczan
0 comentários
israel-rejeita-decisao-da-assembleia-da-onu-sobre-solucao-de-dois-estados-|-cnn-brasil

Na sexta-feira (12), Israel rejeitou a votação esmagadora da Assembleia Geral das Nações Unidas a favor de uma declaração que descreve etapas rumo a uma solução de dois Estados entre Israel e os palestinos.

“Mais uma vez, ficou provado o quanto a Assembleia Geral é um circo político desconectado da realidade: nas dezenas de cláusulas da declaração aprovada por esta resolução, não há uma única menção de que o Hamas é uma organização terrorista”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Oren Marmorstein, em uma publicação na rede X nesta sexta-feira.

Votação por ampla maioria

A Assembleia Geral das Nações Unidas votou na sexta-feira, por ampla maioria, a favor de uma declaração que estabelece “passos concretos, com prazos definidos e irreversíveis” rumo a uma solução de dois Estados entre Israel e os palestinos, antes de uma reunião de líderes mundiais.

A declaração de sete páginas é resultado de uma conferência internacional realizada na ONU em julho — organizada pela Arábia Saudita e pela França — sobre o conflito de décadas. Os Estados Unidos e Israel boicotaram o evento.

A resolução que endossa a declaração recebeu 142 votos a favor, 10 contra e 12 abstenções.

A votação ocorre antes de uma reunião de líderes mundiais no dia 22 de setembro — paralelamente à Assembleia Geral da ONU em nível elevado — onde Reino Unido, França, Canadá, Austrália e Bélgica devem reconhecer formalmente o Estado palestino.

A declaração apoiada pela Assembleia Geral, que conta com 193 membros, condena os ataques contra Israel pelos militantes palestinos do Hamas em 7 de outubro de 2023, que desencadearam a guerra em Gaza.

Ela também condena os ataques de Israel contra civis e infraestrutura civil em Gaza, o cerco e a fome, “que resultaram em uma devastadora catástrofe humanitária e crise de proteção.”

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados