O Kremlin disse, nesta sexta-feira (26), que as discussões sobre abater aviões militares russos na Europa foram imprudentes, agressivas e marcaram uma grave escalada de tensão perto da fronteira com a Rússia.
“Declarações sobre abater aviões russos são, no mínimo, imprudentes, irresponsáveis. E, claro, perigosas em suas consequências”, disse o porta-voz do Kremlin , Dmitry Peskov, ao repórter da TV estatal Pavel Zarubin.
O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, apoiou que os países-membros da aliança deveriam abater drones e aviões russos caso entrassem em seu espaço aéreo, caso tal medida fosse necessária.
Peskov repetiu a negação de Moscou de que seus aviões de combate teriam invadido o espaço aéreo da Estônia na semana passada.
“Ouvimos as conversas quando nossos aviões foram acusados de violar o espaço aéreo estoniano. No entanto, nenhuma evidência, muito menos convincente, foi apresentada”, disse ele.
“E, claro, tendo como pano de fundo tanta imprudência e declarações tão agressivas, esta é outra rodada muito significativa de escalada de tensões perto da nossa fronteira”, completou.