Dois bares que foram interditados durante fiscalização dos casos de metanol foram reabertos em São Paulo e São Bernardo do Campo.
O Ministrão Bar, localizado nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, reabriu nesta sexta-feira (17), após ter sido interditado pela Vigilância Sanitária três semanas atrás.
O local foi fechado no dia 30 de setembro para investigações sobre casos de bebidas adulteradas com metanol no estado. As apurações tiveram início após uma mulher de 43 anos, que está cega, relatar ter consumido três caipirinhas no bar antes de passar mal.
Na época, o estabelecimento informou que todas as bebidas comercializadas foram adquiridas de fornecedores oficiais, com nota fiscal e procedência garantida, provenientes de grandes distribuidoras reconhecidas no mercado.
Segundo a defesa do Ministrão, o pedido de reabertura já havia sido feito 10 dias atrás. Na quarta-feira (15), a Vigilância Sanitária emitiu um termo de desinterdição, mas devido a ausência de funcionários e limpeza do espaço, o estabelecimento só reabriu nesta sexta-feira (17).
Ainda de acordo com a defesa, as notas fiscais foram apresentadas à Vigilância e à Polícia Civil, que levaram em consideração o fato que de os laudos da distribuidora (GRF), saíram e foram negativos. Um inquérito policial ainda está em aberto.
“Então, nesse momento, o ministro está reaberto, estamos cooperando com todas as autoridades e esperamos um desfecho do inquérito policial”, afirma a defesa.
A SMS (Secretaria Municipal da Saúde), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informou que está mantida a proibição no local da comercialização de bebidas destiladas até a conclusão dos laudos periciais.
Apesar disso, após nova inspeção sanitária da equipe técnica responsável, a desinterdição foi realizada para venda de outros produtos que não tenham relação com a investigação sobre metanol.
Além do Ministrão, o Boteco da Villa, localizado em São Bernardo do Campo, e também interditado pela Vigilância Sanitária devido a contaminação de destilados, foi liberado para retomar as atividades nessa quarta-feira (15).