Casa Região O que provoca crise de soluço, como a de Bolsonaro? Entenda | CNN Brasil

O que provoca crise de soluço, como a de Bolsonaro? Entenda | CNN Brasil

por gabrielamaraccini
0 comentários
o-que-provoca-crise-de-soluco,-como-a-de-bolsonaro?-entenda-|-cnn-brasil

Nesta semana, o quadro de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem chamado atenção. Na terça-feira (16), o político foi levado às pressas para um hospital de Brasília após apresentar crise de soluço, vômito e pressão baixa. Além disso, um laudo médico divulgado na quarta-feira (17) apontou que Bolsonaro está com câncer de pele.

Em agosto, o ex-presidente também foi diagnosticado com esofagite, uma inflamação no esôfago. De acordo com Lucas Nacif, cirurgião gastrointestinal e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), o quadro pode causar sintomas como queimação, dor no peito, vômitos e crises de soluço.

“As crises podem estar relacionadas à esofagite”, afirma à CNN. “Todas as alterações gastrointestinais relacionadas às comorbidades dele e às múltiplas cirurgias [devido à facada sofrida em 2018] podem ser a causa das crises de soluço’, completa.

Segundo Nacif, a inflamação no esôfago acontece por uma série de motivos, principalmente relacionados à alimentação: comidas mais ácidas, bebidas alcoólicas, café, sucos e frutas como laranja, limão e abacaxi.

“Hábitos alimentares têm impacto, assim como o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, beber durante as refeições, deitar logo após comer ou ingerir alimentos que retardam o esvaziamento do estômago, como frituras, gorduras, leite, derivados e excesso de grãos, são causas comuns de inflamação”, afirma.

Como a condição é solucionada?

O tratamento da esofagite e da gastrite envolve múltiplas frentes, de acordo com Nacif. “O paciente precisa de acompanhamento multiprofissional: prática de atividade física, acompanhamento nutricional, ajustes nos hábitos e na alimentação”, afirma.

Em alguns casos, o tratamento inclui medicação. Também é importante avaliar a motilidade do esôfago, a acidez estomacal e tratar com remédios específicos, segundo o especialista.

“Em situações mais graves, pode ser necessária cirurgia para refluxo, dependendo da gravidade do refluxo, da esofagite ou da gastrite”, finaliza.

Problemas de saúde de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem sofrido uma série de condições de saúde nos últimos meses. Em abril, um quadro de aderências e desconforto abdominal o levou à nona cirurgia desde a facada em 2018.

Já em agosto, após deixar a prisão domiciliar pela primeira vez, Bolsonaro realizou exames médicos em um hospital particular de Brasília. Em setembro, o ex-presidente fez um procedimento médico para remover lesões de pele, levadas para biópsia, que constatou o câncer de pele.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados