O que provoca crise de soluço, como a de Bolsonaro? Entenda | CNN Brasil

O que provoca crise de soluço, como a de Bolsonaro? Entenda | CNN Brasil

Nesta semana, o quadro de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem chamado atenção. Na terça-feira (16), o político foi levado às pressas para um hospital de Brasília após apresentar crise de soluço, vômito e pressão baixa. Além disso, um laudo médico divulgado na quarta-feira (17) apontou que Bolsonaro está com câncer de pele.

Em agosto, o ex-presidente também foi diagnosticado com esofagite, uma inflamação no esôfago. De acordo com Lucas Nacif, cirurgião gastrointestinal e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), o quadro pode causar sintomas como queimação, dor no peito, vômitos e crises de soluço.

“As crises podem estar relacionadas à esofagite”, afirma à CNN. “Todas as alterações gastrointestinais relacionadas às comorbidades dele e às múltiplas cirurgias [devido à facada sofrida em 2018] podem ser a causa das crises de soluço’, completa.

Segundo Nacif, a inflamação no esôfago acontece por uma série de motivos, principalmente relacionados à alimentação: comidas mais ácidas, bebidas alcoólicas, café, sucos e frutas como laranja, limão e abacaxi.

“Hábitos alimentares têm impacto, assim como o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, beber durante as refeições, deitar logo após comer ou ingerir alimentos que retardam o esvaziamento do estômago, como frituras, gorduras, leite, derivados e excesso de grãos, são causas comuns de inflamação”, afirma.

Como a condição é solucionada?

O tratamento da esofagite e da gastrite envolve múltiplas frentes, de acordo com Nacif. “O paciente precisa de acompanhamento multiprofissional: prática de atividade física, acompanhamento nutricional, ajustes nos hábitos e na alimentação”, afirma.

Em alguns casos, o tratamento inclui medicação. Também é importante avaliar a motilidade do esôfago, a acidez estomacal e tratar com remédios específicos, segundo o especialista.

“Em situações mais graves, pode ser necessária cirurgia para refluxo, dependendo da gravidade do refluxo, da esofagite ou da gastrite”, finaliza.

Problemas de saúde de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem sofrido uma série de condições de saúde nos últimos meses. Em abril, um quadro de aderências e desconforto abdominal o levou à nona cirurgia desde a facada em 2018.

Já em agosto, após deixar a prisão domiciliar pela primeira vez, Bolsonaro realizou exames médicos em um hospital particular de Brasília. Em setembro, o ex-presidente fez um procedimento médico para remover lesões de pele, levadas para biópsia, que constatou o câncer de pele.

Related posts

Incêndio de grandes proporções afetam mais de 100 hectares na Grande SP | CNN Brasil

CNN Brasil | Notícias Ao Vivo do Brasil e do Mundo

Lenda do tênis rasga elogios a João Fonseca antes do início da Laver Cup | CNN Brasil