Casa Região Operação foi o maior baque da história contra Comando Vermelho, diz polícia | CNN Brasil

Operação foi o maior baque da história contra Comando Vermelho, diz polícia | CNN Brasil

por anabertolaccini
0 comentários
operacao-foi-o-maior-baque-da-historia-contra-comando-vermelho,-diz-policia-|-cnn-brasil

A megaoperação da Polícia do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão, realizada na última terça-feira (28), deixou 119 mortos e “foi o maior baque da história contra o CV (Comando Vermelho)”, de acordo com a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Na manhã desta quarta (29), a Defensoria Pública do Rio afirmou que a ação das forças de segurança do Rio de Janeiro nos Complexos da Penha e do Alemão deixou ao menos 130 mortos.

No entanto, em entrevista coletiva no início da tarde, um balanço do governo do estado apontou que a megaoperação deixou 119 mortos (58 no dia da operação e outros 61 corpos encontrados na mata).

A Operação Contenção se tornou a mais letal da história, superando até o Massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, em São Paulo.

Segundo ativistas e moradores, mais de 60 corpos foram retirados pelos próprios cidadãos de uma região de mata do Complexo da Penha durante toda a madrugada.

Além dos mortos, 10 menores foram apreendidos e outras 113 pessoas foram presas, incluindo Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como Belão, que é apontado como o operador financeiro do CV no Complexo da Penha e braço direito do chefe do Comando Vermelho, Edgar Alves de Andrade, vulgo “Doca” ou “Urso”.

A operação resultou na retenção de 93 fuzis, um número que superou os balanços mensais de apreensão dessa arma em quase todos os meses do ano, ficando próximo do recorde histórico.

O dia da operação foi marcado por intensos tiroteios, com drones policiais registrando criminosos fortemente armados fugindo em fila indiana pela mata da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha.

A ação, batizada de Operação Contenção, faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado para combater a expansão territorial do CV (Comando Vermelho) e prender lideranças criminosas que atuam no Rio e em outros estados. Cerca de 2.500 agentes das forças estaduais de segurança foram mobilizados.

Os números finais, apresentados na coletiva, são os seguintes:

  • 119 mortos – 58 no dia da operação e outros 61 corpos encontrados na mata
  • 113 presos, sendo 33 de outros estados
  • 10 menores apreendidos
  • 118 armas apreendidas, sendo 91 fuzis, 26 pistolas e 1 revólver
  • 14 artefatos explosivos
  • Toneladas de drogas ainda sendo contabilizadas

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados