Pesquisas preocupam Lula, que aposta em escala 6×1 e isenção do IR | CNN Brasil

Pesquisas preocupam Lula, que aposta em escala 6×1 e isenção do IR | CNN Brasil

Pessoas ligadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiram preocupação com o resultado das primeiras pesquisas de opinião sobre as eleições presidenciais, que mostram queda na popularidade do petista e crescimento do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). De acordo com apuração do analista de política da CNN Matheus Teixeira, o governo aposta em medidas como o fim da escala 6×1 e a ampliação da isenção do IR (imposto de renda) para reverter essa tendência.

Os números da pesquisa Genial/Quaest revelam uma aproximação significativa entre Lula e Flávio em um eventual 2º turno. Em agosto do ano passado, a diferença entre os dois era de 16 pontos percentuais. Em dezembro, caiu para 10 pontos e, na pesquisa mais recente, a vantagem do atual presidente diminuiu para apenas 5 pontos.

O que mais preocupa o governo é que a queda na aprovação de Lula ocorre justamente em seu eleitorado histórico: a população mais pobre e a região Nordeste, segmentos que tradicionalmente garantem a vantagem do PT sobre seus adversários. Esse cenário fez o Palácio do Planalto acender o sinal de alerta, com petistas reconhecendo nos bastidores uma “preocupação elevada” com a tendência.

Estratégia para recuperar popularidade

Para tentar reverter o quadro, o governo aposta em medidas direcionadas especificamente à população de menor renda. O fim da escala 6×1 beneficiaria diretamente os trabalhadores, enquanto a ampliação da isenção do IR permitiria que mais brasileiros guardassem esse dinheiro para atividades de lazer ou necessidades domésticas.

Além dessas medidas, o governo também conta com o programa Gás do Povo, que atende famílias de baixa renda. A estratégia é que os eleitores sintam os benefícios dessas políticas ainda este ano, em tempo de influenciar suas escolhas nas urnas.

A pesquisa também mostrou que, apesar da diminuição da preocupação com segurança pública apontada pelos entrevistados, a rejeição a Lula aumentou. Ao mesmo tempo, Jair Bolsonaro (PL) tem conseguido transferir seus votos para seu filho Flávio, possivelmente pelo sobrenome compartilhado.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Related posts

Petróleo fecha em forte queda com negociações entre EUA e Irã | CNN Brasil

Genial/Quaest: 30% dizem terem sido beneficiados pela isenção do IR | CNN Brasil

Festival de Berlim: Michelle Yeoh vai às lágrimas ao receber Urso de Ouro | CNN Brasil