Casa Região Plenário do TCU vai decidir sobre inspeção ao BC na volta do recesso | CNN Brasil

Plenário do TCU vai decidir sobre inspeção ao BC na volta do recesso | CNN Brasil

por gabrielbosa
0 comentários
plenario-do-tcu-vai-decidir-sobre-inspecao-ao-bc-na-volta-do-recesso-|-cnn-brasil

O plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) deve decidir se retoma ou não a inspeção no Banco Central sobre o processo de liquidação do Banco Master apenas na primeira sessão após o fim do recesso, marcada para 21 de janeiro.

Na última quinta-feira (8), sob pressão política e institucional, o ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso no TCU, decidiu suspender a inspeção determinada no BC sobre o processo de liquidação do Master.

Ao levar o caso ao colegiado, Jhonatan de Jesus atende ao principal argumento do BC, de que uma medida com esse impacto deveria ser deliberada pelo Plenário.

Fontes relataram à CNN Brasil que o relator teria sido convencido pelos demais ministros a paralisar o caso até o fim do recesso da Corte.

A inspeção é um instrumento de fiscalização utilizado para suprir eventuais omissões, lacunas de informação e esclarecer dúvidas pontuais identificadas no curso das atividades de controle.

Diferentemente de uma auditoria, a inspeção não é um instrumento de fiscalização autônomo. Ela é realizada de forma acessória, sempre vinculada a outra ação de controle, como uma auditoria já em andamento, e possui escopo mais restrito, limitado a pontos específicos que se pretende esclarecer.

No dia 19 de dezembro, o ministro Jhonatan de Jesus determinou que o Banco Central apresentasse os fundamentos técnico-jurídicos que embasaram a decretação da liquidação extrajudicial do Banco Master.

Já no dia 29 de dezembro, o Banco Central encaminhou ao TCU resposta aos questionamentos relacionados ao caso.

O relator, no entanto, seguindo entendimento da área técnica, avaliou que o BC não forneceu todas as informações consideradas necessárias para a análise do tribunal e determinou a inspeção na última segunda-feira (5).

Porém, três dias após essa autorização, o ministro recuou.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados