Casa Região Relembre imagens que marcaram o 8 de janeiro de 2023 | CNN Brasil

Relembre imagens que marcaram o 8 de janeiro de 2023 | CNN Brasil

por lucasschroeder
0 comentários
relembre-imagens-que-marcaram-o-8-de-janeiro-de-2023-|-cnn-brasil

As invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília completam três anos nesta quinta-feira (8). Naquele domingo, manifestantes insatisfeitos com o resultado da eleição presidencial de 2022 avançaram e depredaram as instalações do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal).

Como definiu a PGR (Procuradoria-Geral da República), os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 representaram a “última esperança” do grupo que articulou um golpe de Estado no país, com o objetivo de manter Jair Bolsonaro (PL) como chefe do Executivo.

Até o momento, a Primeira Turma do STF condenou 810 pessoas pelos ataques, das quais 395 por crimes mais graves e 415 por crimes menos severos. Outras 14 foram absolvidas.

Além disso, o Supremo homologou 564 acordos de não persecução penal — medida alternativa prevista no Código Penal para crimes cometidos sem violência ou grave ameaça — que preveem medidas como prestação de serviços à comunidade e cursos sobre democracia.

De acordo com a Suprema Corte, esses acordos levaram ao ressarcimento de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos, quantia destinada à reparação dos danos materiais causados pelos atos na capital federal.

No mês passado, o STF concluiu o julgamento das ações sobre a tentativa de golpe de Estado. No total, foram julgados 31 réus em quatro núcleos. Desses, 29 foram condenados, entre os quais Jair Bolsonaro, aliados e militares.

Poderes preparam atos em alusão ao 8 de janeiro

Executivo e Judiciário preparam atos para esta quinta-feira em alusão aos ataques às sedes dos Três Poderes.

A Presidência da República conduz solenidade às 10h, na qual militantes devem ficar concentrados em um ato em defesa da democracia e com o mote “sem anistia para golpistas”.

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, partidos políticos e centrais sindicais estão entre os organizadores da manifestação. O secretário-geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), participa da mobilização.

A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desça a rampa do Palácio do Planalto em direção ao público.

Por sua vez, o STF realiza, a partir das 14h30, cerimônia de abertura de exposição chamada “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”.

Na sequência, será exibido o documentário “Democracia Inabalada”. O Supremo ainda promove uma roda de conversa com profissionais da imprensa e, por fim, um painel com especialistas.

Entre os ministros, somente a presença do presidente da Corte, Edson Fachin, foi confirmada até o momento.

(Com informações de Gabriela Boechat e Leonardo Ribbeiro)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados