Casa Região Solução de dois Estados é única maneira para paz, diz presidente do Egito | CNN Brasil

Solução de dois Estados é única maneira para paz, diz presidente do Egito | CNN Brasil

por tiagotortella
0 comentários
solucao-de-dois-estados-e-unica-maneira-para-paz,-diz-presidente-do-egito-|-cnn-brasil

O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou nesta segunda-feira (13) que uma solução de dois Estados — que prevê um Estado palestino e um israelense vivendo em harmonia — é “a única maneira de alcançar as ambições dos palestinos e dos israelenses e viver em paz”.

A declaração de Sisi foi feita após ele assinar um documento sobre o acordo de cessar-fogo em Gaza com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Turquia, Recep Tayipp Erdogan, e o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad al-Thani, durante a cúpula internacional organizada pelo Egito em Sharm El-Sheikh.

“(O povo palestino) também tem o direito de desfrutar da liberdade e de viver em seu Estado independente, um Estado que convive lado a lado com Israel em paz, segurança e reconhecimento mútuo”, acrescentou o líder.

Em Sharm El-Sheikh, resort egípcio no Mar Vermelho, grandes outdoors exibindo Trump e Sisi radiantes com as palavras “bem-vindos à terra da paz” ladeavam a estrada do aeroporto até o centro de conferências.

Em comentários após pousar no país, Trump agradeceu a Sisi por seu papel como mediador.

Presidente egípcio faz apelo a Israel

Após a assinatura do acordo, Abdel Fattah el-Sisi apelou ao povo israelense para que faça deste “momento histórico” um novo começo para um futuro melhor na região.

“Ao aproveitar esta oportunidade, dirijo um apelo ao povo de Israel, dizendo: Façamos deste momento histórico um novo começo para uma vida governada pela justiça e pela coexistência pacífica. Vamos juntos almejar um futuro melhor para nossos filhos”, pontuou.

Dirigindo-se a Trump, ele também comentou: “Senhor presidente, que a guerra de Gaza seja a última guerra no Oriente Médio”.

O líder egípcio disse ao americano que os Estados Unidos desempenham um papel “essencial” na obtenção da paz na região, de acordo com seu gabinete.

Também avaliou que a construção da paz “requer figuras excepcionais, capazes de tomar e implementar iniciativas corajosas semelhantes às do Presidente Trump”.

*com informações da Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados