Casa Região TCU vai acompanhar licenciamento da Margem Equatorial para evitar atrasos | CNN Brasil

TCU vai acompanhar licenciamento da Margem Equatorial para evitar atrasos | CNN Brasil

por gabrielgarcia
0 comentários
tcu-vai-acompanhar-licenciamento-da-margem-equatorial-para-evitar-atrasos-|-cnn-brasil

Temendo uma possível “morosidade” e “ineficiência” por parte do Ibama, o TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu acompanhar de perto os próximos passos do processo de licenciamento do bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial.

O acórdão para a realização de um acompanhamento foi aprovado por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (18).

O relator do caso, ministro Bruno Dantas, apresentou três argumentos centrais para justificar a abertura do monitoramento: reforçar a segurança jurídica do processo, enfrentar o histórico de ineficiência do Ibama e a importância estratégica do petróleo para a economia nacional.

Em 20 de outubro, o Ibama autorizou a Petrobras a perfurar um poço exploratório no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas.

A etapa seguinte exige um licenciamento mais complexo.

Diferentemente da licença atual, que permite perfurar um único poço, a fase de desenvolvimento da produção envolve uma nova licença para instalação de unidades flutuantes, perfuração de dezenas de poços e implantação de toda a infraestrutura submarina definitiva.

“Nesse contexto, as fragilidades estruturais na gestão processual do Ibama deixam de ser uma preocupação abstrata e se convertem em um risco concreto e elevado de morosidade, ineficiência e insegurança jurídica na análise de um projeto estratégico para o país”, afirma Dantas.

O ministro lembra que a capacidade operacional focada em licenciamento da autarquia caiu 48% desde 2015, enquanto a demanda por licenciamento aumentou — cenário que, segundo ele, eleva o risco de paralisação de projetos relevantes.

Dantas destaca, porém, que o TCU não pretende substituir a análise técnica do Ibama.

“Ressalte-se que o acompanhamento ora proposto não se destina a substituir o juízo técnico do Ibama sobre a viabilidade ambiental do empreendimento, mas a assegurar que esse juízo se projete em processos tempestivos, bem instruídos e juridicamente seguros”, diz o ministro.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados