No primeiro dia da segunda fase do Vestibular Unicamp 2026, realizado neste domingo (30), mais de 12 mil dos 13 mil convocados compareceram às provas. O índice de abstenção ficou em 7,9%, ligeiramente acima do registrado no ano passado (7,5%), mas ainda entre os menores da série histórica.
Os participantes responderam às provas de redação, língua portuguesa e literaturas, além de questões interdisciplinares de inglês e ciências da natureza.
A redação trouxe duas propostas. Uma delas era um depoimento de jornalista infiltrado em uma comunidade da chamada “machosfera”, discutindo discursos de ódio que incentivam violência contra mulheres
A outra era uma nota de esclarecimento, escrita por um funcionário de RH, sobre a importância da CLT após comentário depreciativo de um estagiário.
Entre os temas das demais provas estavam ginecropolítica (controle estatal sobre corpos femininos), variação linguística quilombola, impactos da inteligência artificial, Covid-19, rotulagem de alimentos e contaminação ambiental por fármacos.
Jundiaí registrou a menor taxa de abstenção do dia, com 5,1%. Campinas também ficou abaixo da média, com 5,4%, enquanto São Paulo teve 8,6% de ausências.
A tabela completa está disponível na página do Vestibular 2026 da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).
A segunda fase continua nesta segunda-feira (1º), com provas específicas conforme a área do curso escolhido: biológicas/saúde, exatas/tecnológicas ou humanas/artes.
Todos os candidatos farão matemática e uma prova interdisciplinar de ciências humanas, além das questões específicas. A aplicação ocorre em cidades do estado de São Paulo e em seis capitais fora do estado.
Horário da prova
Os portões abrem às 8h, com fechamento impreterível às 9h (horário de Brasília). A duração é de cinco horas, e o tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.
Os candidatos devem levar documento original com foto, caneta preta transparente, lápis, borracha e água, além de régua ou compasso, se desejarem. Aparelhos eletrônicos, relógios e materiais não permitidos devem ser deixados fora da sala.
As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas pela Comvest no dia 8 de dezembro. A Unicamp oferece 2.530 vagas distribuídas em 69 cursos. Provas de habilidades específicas para artes cênicas, artes visuais e dança ocorrerão de 3 a 5 de dezembro, em Campinas.
A primeira chamada será publicada em 23 de janeiro, com matrícula virtual marcada para os dias 26 e 27.
