O ciclone, que já atinge o Rio Grande do Sul, se espalha por toda a região Sul e provoca chuvas e ventos nesta quarta-feira (20). O estado de São Paulo também deve começar a ter áreas de instabilidade associadas ao deslocamento da frente fria, segundo o Climatempo.
Na região Sul, as chuvas começam a ganhar força no Rio Grande do Sul na madrugada desta quarta-feira (20). Há possibilidade de chuvas em Santa Catarina e no interior do Paraná no decorrer do dia.
Os ventos também continuam sendo destaque em toda a região. Entre as áreas de maior atenção, a serra gaúcha e catarinense se destacam, com ventos que podem ultrapassar os 91 km/h. Nas demais áreas da metade leste gaúcha, rajadas de vento de até 90 km/h – sobretudo entre o período da manhã e tarde.
Na Grande São Paulo, podem ter pancadas de chuvas em algumas áreas a partir da segunda metade da tarde. No mesmo período do dia a instabilidade pode avançar pelo oeste, sul e litoral do estado O interior e leste paulista podem ter rajadas de vento de até 50 km/h.
Ainda assim, boa parte do estado segue com tempo firme e seco, e o alerta para baixa umidade do ar segue nas horas mais quentes do dia entre o norte e noroeste paulista.
O resto da região Sul segue com o tempo aberto e aumento do calor no decorrer das horas. O interior mineiro segue com umidade relativa do ar em níveis críticos na parte da tarde.
No Centro-Oeste, a frente fria começa a influenciar o tempo no Mato Grosso do Sul. As instabilidades devem começar a ganhar força sobre a metade sul do estado e espalhar no decorrer do dia pelo oeste e central do estado, incluindo Campo Grande. Há risco para fortes pancadas de chuva, seguidas por raios e rajadas de vento.
O Mato Grosso deve registrar pancadas isoladas de chuva sobre o noroeste e sudoeste do estado, em algumas áreas pontuais e sem risco para acumulados significativos. No resto da região o tempo segue firme, com calor e alerta de baixa umidade do ar.
Na região Nordeste, pode ocorrer chuvas devido a ventos que sopram do oceano. Possibilidade de chuva moderada no litoral de Alagoas e Pernambuco. Em algumas áreas do sul da Paraíba, também pode chover de maneira isolada e com fraca intensidade. Nos demais estados o tempo segue aberto, marcado pela presença do sol e bastante calor ao longo do dia.
No Norte, as instabilidades seguem concentradas entre o norte do Amazonas, Roraima e o Amapá, ainda com chance para chuva forte ao longo do dia. Já nos estados do Pará, Tocantins, Acre e Rondônia, o tempo segue predominantemente aberto, sem previsão de chuva significativa, com predomínio de sol e calor ao longo do dia.
*Sob supervisão de AR.