Casa Região Votação do Orçamento de 2026 é desfecho de duelo, diz Idiana Tomazelli | CNN Brasil

Votação do Orçamento de 2026 é desfecho de duelo, diz Idiana Tomazelli | CNN Brasil

por afonsobenites
0 comentários
votacao-do-orcamento-de-2026-e-desfecho-de-duelo,-diz-idiana-tomazelli-|-cnn-brasil

A votação do Orçamento de 2026 representa o desfecho de um duelo entre o Congresso Nacional e o governo federal pela destinação de recursos públicos. Segundo Idiana Tomazelli, repórter especial da Folha de São Paulo, durante participação no WW, o cenário orçamentário atual revela uma clara competição entre os dois poderes.

“O que eu vejo que aconteceu é um duelo no orçamento para ver quem conseguia pendurar mais despesas que fosse beneficiar o seu lado”, afirma a jornalista.

A disputa, que vem se intensificando nas últimas semanas, evidencia interesses conflitantes em um ano estratégico para parlamentares e para o Executivo. O embate ganhou contornos mais evidentes com a inclusão de uma receita considerada duvidosa no relatório orçamentário. Foram adicionados R$ 14 bilhões provenientes de imposto de importação, valor que, segundo Tomazelli, não possui ainda base concreta.

“Por enquanto, não tem nada palpável. É uma carta de intenções. O próprio governo não disse ainda de onde isso vai vir”, explica.

Negociações e concessões

Um episódio recente desse embate ocorreu com a aprovação de um projeto de lei que promove cortes em benefícios fiscais e aumenta a tributação sobre casas de apostas e fintechs. De acordo com a repórter, o Congresso, que inicialmente se mostrava contrário a aumentos de tributos, flexibilizou sua posição diante da ameaça de contenção de emendas parlamentares em 2026.

“O Congresso, que passou o ano todo muito refratário a aumentos de tributos, flexibilizou essa visão diante do recado de que as emendas poderiam sofrer algum tipo de impacto”, destaca Tomazelli.

Para garantir mais recursos para emendas parlamentares, o Congresso promoveu uma série de cortes em programas sociais e benefícios. “Os congressistas promoveram cortes não só nos benefícios como o Auxílio Gás ou o Pé-de-Meia, mas também cortaram na Previdência Social benefícios que são obrigatórios”, explica.

Segundo a repórter, esses cortes em benefícios previdenciários obrigatórios certamente terão que ser recompostos posteriormente, o que indica que novos capítulos desse duelo ainda serão vistos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados