Casa Região Zelensky alerta para novos ataques russos antes de negociações de paz | CNN Brasil

Zelensky alerta para novos ataques russos antes de negociações de paz | CNN Brasil

por Leo Lopes
0 comentários
zelensky-alerta-para-novos-ataques-russos-antes-de-negociacoes-de-paz-|-cnn-brasil

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou, nesta segunda-feira (16), que a inteligência ucraniana indicou a iminência de mais ataques russos contra alvos energéticos e que isso dificulta ainda mais um acordo para encerrar a guerra que já dura quase quatro anos.

“Relatórios de inteligência mostram que a Rússia está preparando novos ataques massivos contra a infraestrutura energética, portanto é necessário garantir que todos os sistemas de defesa aérea estejam devidamente configurados”, disse Zelensky em seu pronunciamento diário em vídeo.

Delegações ucranianas, russas e americanas estão na cidade suíça de Genebra para a terceira rodada de negociações mediadas pelos EUA, que vão se concentrar nesta terça-feira (17), pela primeira vez, na questão mais espinhosa da guerra: o destino do território ucraniano ocupado pela Rússia.

Zelensky afirmou que os ataques russos estão “em constante evolução” e utilizam uma combinação de armas, incluindo drones e mísseis, exigindo “defesa especial e apoio de nossos parceiros”.

“A Rússia não consegue resistir à tentação dos últimos dias de frio do inverno e quer atingir os ucranianos com força”, disse ele. “Os parceiros precisam entender isso. Em primeiro lugar, isso diz respeito aos Estados Unidos.”

A Reuters não conseguiu contatar imediatamente autoridades russas para comentar o assunto.

O chefe da delegação da Ucrânia, Rustem Umerov, disse no Telegram que sua equipe já estava em Genebra, ansiosa por “trabalho construtivo e reuniões substanciais sobre questões de segurança e humanitárias”.

Moscou quer que a Ucrânia ceda a totalidade da região de Donbass. O Kremlin confirmou que Vladimir Medinsky, assessor do presidente Vladimir Putin, liderará a delegação russa.

“Desta vez, a ideia é discutir uma gama mais ampla de questões, incluindo, na verdade, as principais. As principais questões dizem respeito tanto aos territórios quanto a tudo o mais relacionado às reivindicações que apresentamos”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas.

Duas rodadas anteriores de negociações apoiadas pelos EUA nos Emirados Árabes Unidos resultaram em uma troca de prisioneiros, mas não em nenhum avanço rumo a um acordo.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

O Amarelinho © Todos direitos reservados